DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Vem aí subida do preço do pão


O preço do pão, um dos alimentos mais consumidos pelas famílias moçambicanas, principalmente nas zonas urbanas, vai subir a partir do primeiro dia de Abril que se avizinha, anunciou, esta terça-feira (23), o Presidente da Associação Moçambicana de Panificadores (AMOPAO), Víctor Miguel.

 

Em declarações à STV Notícias, Miguel disse que a subida do preço do pão dever-se-á ao aumento dos custos operacionais, sobretudo de aquisição da principal matéria-prima, a farinha de trigo (que saiu de 1.650 Meticais para 2.100 Meticais por cada saco de 50 Kg).

 

“Infelizmente, chegou a uma altura em que já não podemos manter os actuais preços do pão. Tentamos por várias vezes fazer as comunicações junto ao Governo, alertando das subidas da matéria-prima principal que estavam a acontecer porque podemos tentar controlar os outros custos operacionais, mas a matéria-prima básica é difícil porque de Outubro de 2020 até à actualidade houve uma subida na ordem de 24% e isto é muito para a panificação”, disse o presidente da AMOPÃO.

 

Miguel acrescentou que, devido ao aumento dos custos operacionais, há panificadoras que estão a acumular prejuízos e, como consequência, algumas estão a endividar-se dos fornecedores de matérias-primas e outras estão a encerrar as actividades.

 

“Nós lidamos directamente com o consumidor e sabemos o quão a população sofre, mas a situação da panificação não está boa. Entretanto, estamos a fazer isso pela nossa sobrevivência, caso contrário, teremos a actividade reduzida para abaixo de 50% das indústrias de panificação a nível nacional”, disse Miguel.

 

O presidente da AMOPÃO não precisou para quanto o preço do pão vai subir, mas assegurou que o incremento, em diferentes pontos do país, não será uniforme, alegadamente porque o reajuste vai ser em função das especificidades de cada território.

 

Miguel disse, porém, estarem em cursos actividades de preparação das tabelas dos preços em todas as províncias. Finda a preparação, o dirigente da AMOPÃO sublinhou que, no dia 01 de Abril, entrarão em vigor, após a homologação.

 

Refira-se que o último reajuste foi feito há menos de um ano, concretamente, no mês de Junho de 2020. 

Enviar um comentário

0 Comentários