Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Mário Simão Mondlane Júnior foi o vencedor de mais de 80 propostas enviadas à Federação Moçambicana de Futebol, das quais apenas quatro foram restritamente avaliadas e saiu um vencedor.
De acordo com o vencedor do concurso, que auferiu 100 mil meticais pela criatividade, a nova logomarca destaca os sentimentos de “destemor, bravura, determinação, persistência e orgulho”, mesmo tendo em conta que o que se vê, nela, seja “uma bola, as cores da bandeira nacional e uma cobra Mamba”, esta última que dá o nome de guerra à selecção nacional.
“Não foi fácil a criação do logotipo, levei mais tempo pensando no que fazer e levei mais de um mês a pensar e fazer algo que pudesse agradar ao país todo”, disse Mário Simão Mondlane Júnior, após ser anunciado como vencedor.
Refira-se que o concurso para a nova logomarca da selecção nacional foi aberto 04 de Setembro do ano passado, como resultado da reprovação do referendo da mudança do nome de guerra da selecção nacional, durante uma auscultação pública.
Stenor Tomo, do Departamento de Comunicação e Imagem da Federação Moçambicana de Futebol, explicou a importância desta logomarca. “Este logotipo está, ainda, numa fase de estudo, ele vai poder ser melhorado, esta é a proposta que foi aceite e está aberto um espaço para que se possa aprimorar ainda mais o logotipo havendo necessidade por parte da federação e todos direitos de uso passarão, naturalmente, para a FMF e será feita uma campanha de divulgação do logotipo até que possamos ter peças de comunicação, branding e merchandising com este logotipo”, disse Tomo.
Refira-se que, com a eleição da nova logomarca, segue, agora, a fase de substituição dos equipamentos de jogo e de estágios, para além da personalização de bolas, bandeiras, cachecóis, entre outros produtos acompanhantes.
LOGOMARCA RETIRADA DA PÁGINA DAS REDES SOCIAS DA FMF
Entretanto, depois da divulgação da nova logomarca dos Mambas, nas redes sociais da Federação Moçambicana de Futebol, nomeadamente no Facebook e, por se levantar a possibilidade de ter havido plágio na criação da mesma, o organismo que gere o futebol moçambicano optou pela sua retirada, ainda sem nenhuma justificação.
Sabe-se que a nova logomarca dos Mambas tem muitas similaridades com outra marca já existente e, nas redes sociais, levanta-se o debate em relação à originalidade da criação de Mário Simão Mondlane Júnior.
0 Comentários