Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Governo vai construir 250 casas para os veteranos da luta de libertação nacional , até 2023. A informação foi revelada, hoje, pelo presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, na abertura da terceira Sessão Ordinária da ACLLIN.
Na abertura da terceira Sessão Ordinária da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional, ACLLIN, ligada à Frelimo, o presidente do partido, Filipe Nyusi, começou por descrever o quadro de insegurança que se vive na zona centro do país, devido aos ataques armados e o terrorismo, na província de Cabo Delgado, para além das calamidades naturais.
Nos dois conflitos, Filipe Nyusi disse haver combatentes deslocados que revivem cenários de guerra, o que é inaceitável e, a ACLLIN é chamada a agir.
Aos libertadores da Pátria Amada, o presidente da Frelimo revelou que foram registadas e fixadas um total de 89.028 pensões, tendo, ainda, o Governo encerrado a fixação de pensões dos veteranos por via testemunhal através do decreto 53/2020 de 03 de Junho.
Ainda sobre os benefícios aos homens e mulheres que libertaram o país, Filipe Nyusi falou das casas já construídas e por serem construídas para combatentes com deficiência profunda, para além da distribuição dos meios de compensação em todas as províncias.
A estas acções junta-se o movimento de condecoração aos combatentes, com a medalha veterano de luta de libertação nacional, com o objectivo de reconhecer e exaltar aos que libertaram a pátria, sendo que até Fevereiro, deste ano, já haviam sido condecorados 5.511 veteranos.
0 Comentários