DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

República Tcheca: poderoso tornado varre aldeias

 


Um poderoso tornado varreu várias aldeias no sudeste da República Tcheca, ferindo 150 pessoas e causando grandes danos, afirma a mídia local.


A tempestade de quinta-feira arrancou telhados de vários prédios nos distritos de Breclav e Hodonin ao sul, arrancando árvores e derrubando carros.

Os locais mais atingidos pareciam zonas de guerra em vídeos postados por testemunhas.

Equipes de resgate de todo o país e também das vizinhas Áustria e Eslováquia foram enviadas.

Metade da vila de Hrusky foi destruída, disse uma autoridade local

O tornado e o granizo atingiram a cidade fronteiriça de Hodonin, danificando uma casa de idosos e destruindo o zoológico local.

A situação parecia um campo de batalha, disse Antonin Tesarik, diretor do hospital de Hodonin, onde até 200 feridos foram tratados.

"Foi um apocalipse. Havia sangue por toda parte e pessoas indefesas chorando. Eles salvaram suas vidas e perderam os telhados sobre suas cabeças", disse ele à agência de notícias CTK.

O tornado também causou graves interrupções no tráfego e cortes de energia, bloqueando rodovias inteiras e deixando mais de 100.000 casas sem eletricidade durante a noite.

Em um tweet, o ministro do Interior tcheco, Jan Hamacek, descreveu a situação como muito séria, dizendo que todas as unidades de resgate disponíveis estavam sendo enviadas para o local.

O ministro, que chegou à região atingida pelo desastre, disse que o estado de emergência foi declarado.

Os tornados não são tão raros quanto você pode imaginar na Europa - acredita-se que algumas centenas de pessoas caiam em todo o continente a cada ano. As estimativas exatas variam, no entanto, e algumas quase certamente não são relatadas, pois ocorrem em áreas rurais escassamente povoadas.

Tornados foram relatados em todos os continentes da Terra, exceto na Antártica - e mesmo aqui, eles são teoricamente possíveis.

Mas os Estados Unidos são os que assistem ao maior número de tornados de todos, com mais de 1.000 por ano em média. 

Sua paisagem montanhosa e a proximidade com o quente e úmido Golfo do México oferecem as condições perfeitas para a formação de violentas tempestades supercelulares. E essas são as


Enviar um comentário

0 Comentários