Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Chipre pediu ajuda internacional para enfrentar um enorme incêndio florestal descrito por autoridades como o pior da história do país.
As chamas, alimentadas por fortes ventos, estão se espalhando pelo distrito de Limassol ao sul e forçou a evacuação de várias aldeias.
No domingo, quatro pessoas foram confirmadas como mortas no incêndio.
Acredita-se que as vítimas sejam trabalhadores agrícolas egípcios que estão desaparecidos depois que seu carro foi destruído pelo incêndio.
A mídia local disse que seus corpos foram encontrados a cerca de 400 metros de seu veículo queimado perto da vila de Odos.
O ministro do Interior, Nicos Nouris, disse a jornalistas no domingo: "Todas as indicações apóiam o fato de que estas são as quatro pessoas desaparecidas que procuramos desde ontem."
O presidente Nicos Anastasiades descreveu o incêndio - no sopé das Montanhas Troodos - como "uma tragédia".
Em um tweet, ele disse que foi "o maior incêndio desde 1974" - referindo-se ao ano em que Chipre foi dividido após uma invasão turca - e causou mortes.
Ele prometeu que o governo "fornecerá assistência imediata às vítimas" e suas famílias.
O Sr. Anastasiades visitou um centro de socorro na aldeia de Vavatsinia na manhã de domingo, antes de viajar para outras áreas afetadas.
Enquanto isso, a polícia prendeu um homem de 67 anos sob suspeita de incêndio criminoso. Uma testemunha viu um homem saindo de carro do vilarejo de Arakapas, no nordeste de Limassol, ao mesmo tempo em que o incêndio começou no sábado, disse a polícia.
Chipre tem passado por uma onda de calor de uma semana, com temperaturas chegando a 40C (104F). Especialistas dizem que as mudanças climáticas devem aumentar a frequência de eventos climáticos extremos, como ondas de calor. No entanto ,Vincular qualquer evento único ao aquecimento.
Vassos Vassiliou, um líder comunitário em Arakapas, disse que o incêndio "passou como um redemoinho" e "destruiu tudo".
Os bombeiros correm para evitar que ela se espalhe para o Parque Florestal Nacional das Machairas.
"É o pior incêndio florestal da história de Chipre", disse o diretor do Departamento de Florestas, Charalambos Alexandrou, à televisão local.
Anteriormente, o presidente Anastasiades agradeceu à Grécia e a Israel por se comprometerem a enviar aviões de combate a incêndios para a ilha mediterrânea. A Itália também enviou aviões para ajudar.
O chefe de gestão de crises da Comissão Europeia, Janez Lenarcic, disse que uma resposta coordenada está em andamento. O satélite de emergência Copernicus da UE está rastreando o incêndio, disse a comissão.
Vários aviões já estão enfrentando as chamas, auxiliados por tropas britânicas estacionadas na ilha.
A Força Aérea Real Britânica, que tem uma base em Akrotiri, perto de Limassol, postou imagens de seus helicópteros participando do
0 Comentários