Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Os novos centros de saúde, com as respectivas maternidades, acabam de ser construídos nas localidades de Missal e Bajone, no distrito de Mocubela e Vila Valdez no distrito da Maganja da Costa.
António Amilage, líder comunitário, narra o sofrimento pelo qual a população passava para encontrar os serviços básicos de saúde. “Sofríamos muito para encontrar um hospital. Muitas vezes tínhamos que andar mais de 30 quilómetros para ter acesso ao atendimento hospitalar. E nessas vezes nossos compatriotas morreram. As mulheres grávidas davam partos em casa, outras ao longo da estrada, contra todo o tipo de risco”, disse.
Apesar de já ter sido construído o hospital na sede da localidade, o referido líder pede que, também, sejam construídos bancos de socorros em alguns povoados para facilitar a vida das comunidades.
O governador da Zambézia, Pio Matos, inaugurou as infraestruturas e referiu, na ocasião, que o grande pilar da governação na província é prover condições básicas para a saúde da população.
“Sabemos que construir hospitais, de uma só vez, para todos os locais não será possível, mas estamos certos que tudo faremos para que a nossa população tenha hospital e pessoal médico qualificado. Estamos, igualmente, conscientes das necessidades não só de hospitais como, também, de água e expansão de energia eléctrica”, disse o timoneiro da província.
0 Comentários