Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Alvaro Morata, da Espanha, reage ao final da derrota das semifinais do Euro 2020 para a Itália no Estádio de Wembley em Londres, Inglaterra, em 6 de julho de 2021. / CFP
Isso não deveria acontecer. A busca de Alvaro Morata por redenção terminou em amargura, já que o atacante de 28 anos falhou o quarto pênalti crucial da Espanha na disputa de pênaltis. Ele só pôde assistir impotente enquanto Jorginho converteu o chute decisivo para enviar a Itália à final do Euro 2020.
A dolorosa derrota em Wembley na noite de terça-feira marca a primeira vez que a Espanha não conseguiu passar de uma semifinal em um grande torneio de sua história, tendo chegado à final em cada uma das cinco partidas anteriores nas semifinais.
Morata poderia ter se tornado o herói nacional da Espanha após um início difícil para o torneio. Ele desperdiçou inúmeras chances durante a fase de grupos, com sua família tendo que suportar ameaças de morte de fãs. Mas seu maravilhoso ataque contra a Croácia nas oitavas de final salvou a equipe de Luis Enrique e balançou a opinião pública a seu favor.
O goleiro italiano Gianluigi Donnarumma defende o pênalti do espanhol Alvaro Morata na disputa de pênaltis durante a semifinal da Euro 2020 no Estádio de Wembley em Londres, Inglaterra, 6 de julho de 2021. / CFP
Contra a Itália, Morata voltou a subir na mesa quando a finalização do curling de Federico Chiesa surpreendeu uma equipe espanhola tensa. Ele saiu do banco e coroou uma combinação perfeita com Dani Olmo com uma finalização legal, mantendo temporariamente vivas as esperanças da Espanha no Euro.
Foi o sexto gol de Morata na Euro e significou que ele marcou mais gols no torneio do que qualquer outro jogador da Espanha, ultrapassando os cinco gols de Fernando Torres. E de acordo com a OPTA, ele também foi o segundo jogador a marcar três ou mais gols em vários euros. Enquanto isso, ele é o primeiro jogador espanhol a marcar pelo clube e pela seleção no Estádio de Wembley.
No entanto, todos os esforços admiráveis para provar que seus céticos estavam errados foram em vão depois que ele desastrosamente alterou suas falas no tiroteio. Todos os abusos e vaias podem voltar para assombrá-lo. Ele pode até começar a duvidar de si mesmo: e se ele estiver condenado ao fracasso para o resto de sua vida?
Jorginho (C), da Itália, comemora com Matteo Pessina (L) e Domenico Berardi depois de marcarem suas seleções vencendo pênaltis na disputa de pênaltis durante a semifinal do Euro 2020 com a Espanha no Estádio de Wembley em Londres, Inglaterra, 6 de julho de 2021. / CFP
Felizmente, ele ainda podia contar com o apoio inabalável de Enrique, que certa vez respondeu às críticas de Morata dizendo que faria "Morata e 10 outros".
"Morata tem um problema de sequestrador. Diz muito sobre sua personalidade que, apesar disso, ele queria cobrar um pênalti", revelou o técnico da Espanha aos jornalistas após o jogo.
“Passou por momentos difíceis durante esta competição, mas foi brilhante, criou muita incerteza nas fileiras italianas, marcou, foi excelente. Não o consegui ver porque foi ao controlo antidopagem, mas Eu irei vê-lo agora. "
Enrique insistiu que Morata e seus colegas jogadores espanhóis deveriam deixar o campo de cabeça erguida. "Não é uma noite triste para mim, de forma alguma. Claro que há decepção, mas isso é futebol. Você tem que ser capaz de ganhar e perder. Ficamos muito satisfeitos por vencer a disputa de pênaltis nas quartas-de-final, mas temos que parabenizar nossos adversários. "
O técnico da Espanha, Luis Enrique, fala com a mídia após a semifinal da Euro 2020 com a Itália no Estádio de Wembley em Londres, Inglaterra, 6 de julho de 2021. / CFP
"Eu diria que seria um A- para meus jogadores, um A + se tivéssemos ganhado. Há muitos meses que conversamos sobre como gostaríamos de jogar no Euro, e os jogadores aderiram, por isso não tenho queixas. Mostrámos que somos uma equipa e vamos continuar a fazer isso ", concluiu.
Enrique tinha apenas orgulho de seus jogadores, o capitão da Espanha, Sergio Busquets, permaneceu desafiador após a derrota. "Todos fizeram da Itália grandes favoritos aqui, mas demonstramos que éramos superiores a eles", insistiu.
"Impusemos o que queríamos aqui: ter a posse da bola, recuperá-la o mais rápido possível quando a perdêssemos. Em geral, durante esta partida, acho que fomos o lado dominante. Mas o futebol é assim, e tudo o que podemos fazer está de parabéns à Itália.
“Falta um ano e meio para a próxima Copa do Mundo, mas estamos no caminho certo, com certeza. Esta é uma grande seleção nacional e só faltou chegar à final, como estávamos determinados ”.
O gol de empate tardio do espanhol Alvaro Morata contra a Itália o fez superar Fernando Torres durante a semifinal do Euro 2020 com a Itália no Estádio de Wembley em Londres, Inglaterra, 6 de julho de 2021. / CFP
Para Morata e Espanha, as feridas de tiroteio na semifinal levarão muito tempo para cicatrizar.
Para a Itália e seu experiente técnico Roberto Mancini, a Inglaterra ou a Dinamarca os aguardarão na final do Euro 2020.
Os azzurri haviam vencido todos os 13 jogos anteriores e mereciam a chance de conquistar o triunfo final.
Para fãs carregados de emoção, outro encontro épico estará reservado.
0 Comentários