DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Estados Unidos apontam e sancionam facilitadores do ISIS em Moçambique e África do SUL

 


Hoje, o Escritório de Controle de Activos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA (OFAC) designou quatro facilitadores financeiros do Estado Islâmico do Iraque e da Síria (ISIS) e ISIS-Moçambique (ISIS-M), baseados na África do Sul.

Os membros e associados do ISIS na África do Sul estão desempenhando um papel cada vez mais central na facilitação da transferência de fundos do topo da hierarquia do ISIS para filiais em toda a África, escreve hoje o Africa Regional Media Hub, uma publicação do Departamento do Estado americano.

Os membros do ISIS, baseados na África do Sul designados hoje de acordo com a Ordem Executiva (E.O.) 13224, conforme alterada, forneceram suporte para as transferências acima mencionadas ou serviram como líderes de células do ISIS na África do Sul.

“O Tesouro está tomando esta acção para interromper e expor os principais apoiantes do ISIS que eitar o financiamento de filiais e redes do ISIS em toda a África”, disse o subsecretário do Tesouro Brian E. Nelson.  

De acordo com a nota, o ISIS recentemente tentou expandir sua influência na África por meio de operações em larga escala em áreas onde o controle do governo é limitado. As filiais do ISIS na África dependem de esquemas locais de angariação de fundos, como roubo, extorsão de populações locais e sequestro por resgate, bem como apoio financeiro da hierarquia do ISIS.

Enm 2017 e 2018, Farhad Hoomer ajudou a organizar e iniciar as operações de uma célula do ISIS em Durban, África do Sul. Hoomer, que é o líder da célula ISIS baseada em Durban, forneceu algumas de suas propriedades residenciais conhecidas e veículos registrados em seu nome para patrocinar as reuniões e actividades operacionais da célula.

Em suas declarações, diz a nota, Hoomer afirmou ter recrutado e treinado membros de células e estava em contato com membros do ISIS-República Democrática do Congo (ISIS-RDC) e apoiadores do ISIS em toda a África do Sul. Hoomer levantou fundos por meio de operações de sequestro por resgate e extorsão de grandes empresas, que forneceram mais de um milhão de rands sul-africanos em receita para seu celular. Em 2018, as autoridades sul-africanas prenderam Hoomer junto com seus associados por envolvimento num plano para implantar dispositivos incendiários improvisados perto de uma mesquita e edifícios comerciais e de varejo.

Siraaj Miller, que lidera um grupo de apoiadores do ISIS na Cidade do Cabo, forneceu assistência financeira ao ISIS treinando membros para realizar roubos para arrecadar fundos para o ISIS. Em 2018, Miller também ajudou na aquisição de casas seguras temporárias para o ISIS.

Abdella Hussein Abadigga recrutou jovens na África do Sul e os enviou para um campo de treinamento de armas. Abadigga, que controlava duas mesquitas na África do Sul, usou sua posição para extorquir dinheiro dos membros das mesquitas. Abadigga enviou esses fundos por meio de um “hawala” para apoiantes do IS outras partes de África. Bilal al-Sudani, um líder do ISIS designado pelos EUA na Somália, considerou Abadigga um apoiador confiável que poderia ajudar os apoiantes do ISIS na África do Sul a se organizarem melhor e recrutarem novos membros.

Peter Charles Mbaga facilitou as transferências de fundos da África do Sul. Mbaga procurou fornecer apoio ao ISIS-M ajudando o grupo a adquirir equipamentos da África do Sul. Mbaga também procurou adquirir armas a partir de Moçambique.

Farhad Hoomer, Siraaj Miller e Abdella Hussein Abadigga por terem ajudado materialmente, patrocinado ou fornecido suporte financeiro, material ou tecnológico para, ou bens ou serviços para ou em apoio ao ISIS.

Peter Charles Mbaga está sendo designado conforme alterado, por ter ajudado materialmente, patrocinado ou fornecido suporte financeiro, material ou tecnológico para, ou bens ou serviços para ou em apoio ao ISIS-M.



Fonte:Cartamoz

Enviar um comentário

0 Comentários