Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Al-Shabab é descrito pelos EUA como uma grande rede terrorista
Um ataque aéreo dos EUA auxiliando as tropas do governo na Somália matou cerca de 30 militantes islâmicos do al-Shabab, disseram os militares dos EUA.
A operação aconteceu perto da cidade de Galcad, cerca de 260 km (162 milhas) a nordeste da capital Mogadíscio.
Nos últimos dias, o exército somali e militantes do al-Shabab lutaram pelo controle da cidade.
O ataque aéreo de sexta-feira ocorreu quando o exército estava sendo atacado por mais de 100 militantes, disse o Comando dos EUA na África.
Anteriormente, os islâmicos mataram sete soldados após invadir uma base militar em Galcad. O Ministério da Informação da Somália disse que dezenas de militantes foram mortos.
O Al-Shabab luta contra o governo central da Somália desde 2006, com o objetivo de impor um regime islâmico extremista. Embora tenha sido expulso de Mogadíscio e de outras áreas, continua a atacar alvos militares e civis.
Na segunda-feira passada, o governo disse que seu exército e milícias locais capturaram a cidade portuária de Harardhere, que era um importante centro de abastecimento do al-Shabab desde 2010.
Em seu relatório sobre o combate do Galcad, o Comando dos EUA na África disse que três veículos do al-Shabab foram destruídos e "o comando avalia que nenhum civil foi ferido ou morto". Os detalhes não foram verificados de forma independente.
"As forças do Comando dos EUA na África continuarão treinando, aconselhando e equipando as forças parceiras para ajudar a fornecer as ferramentas necessárias para derrotar o Al-Shabab, a maior e mais mortal rede da Al-Qaeda no mundo", disse o comunicado.
Fonte: BBC
0 Comentários