Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
As relações no campo operacional entre os membros das Forças de Defesa e Segurança posicionadas em Miangalewa, no distrito de Muidumbe e elementos da Força Local, da mesma aldeia, onde recentemente a população retornou, são descritas como bastante tensas, alegadamente devido à existência de um clima de medo e desconfiança entre as duas partes.
A situação acontece numa altura em que se esperava que as duas partes, além de patrulhas conjuntas, pudessem manter um ambiente cordial e de cooperação no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.
Fontes disseram à "Carta" que o problema começou um dia depois do ataque a Miangalewa (15 de Abril), quando alguns militares aproximaram-se dos membros da Força Local, para solicitar a entrega de algumas armas, que supostamente pertencem às FADM.
Esta exigência, de acordo com as fontes, não caiu bem junto dos membros da milícia local, que se recusaram a entregar as armas, justificando que foram recuperadas das mãos dos terroristas no dia que invadiram a aldeia. A força local argumenta que, depois da troca de tiros, os terroristas recuaram e abandonaram as armas, pelo que não faz sentido a exigência das forças governamentais para a entrega das mesmas, quando nem foram as FDS que as recuperaram.
Para tentar apaziguar o desentendimento entre as partes, o administrador de Muidumbe, Saide Aly Chabane, esteve no último sábado em Miangalewa, mas parece que a tensão está longe do fim.
Como sinal de que o ambiente ainda continua turvo, as duas forças operam separadamente no terreno, sendo que estão divididas em termos de patrulha, através de uma ponte que separa os dois bairros da aldeia Miangalewa. Enquanto as forças governamentais patrulham e ocupam a zona norte em direcção a Mocímboa da Praia, as forças locais estão posicionadas a partir da ponte para a região sul, em direcção a Macomia-sede.
⛲Cartamoz
0 Comentários