Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Moçambique e os Estados Unidos de América vão reforçar cooperação para combater o terrorismo na província de Cabo Delgado. A informação, avançada este sábado pelo Chefe de Estado, prevê também à pesca ilegal e ao tráfico de drogas na costa moçambicana.
O Presidente da República regressou ao país depois de ter estado em Cuba e nos Estados Unidos da América. À sua chegada à capital Moçambicana, Nyusi deu uma conferência de imprensa onde explicou os resultados dos trabalhos efectuados, um dos quais sobre o terrorismo.
“Uma das coisas que vimos é pirataria marítima, crimes no mar, a pirataria marítima, tráfico de drogas, tráfico de pessoas também o terrorismo. Tivemos esses encontros e a trocar impressões e temos estado a trabalhar com os Estados Unidos nesse sentido e quando eles vem com os seus vasos de guerra e atracam na nossa costa muitas vezes usamos esse momento para os nosso marinheiros trocarem experiências. portanto haverá seguimento no sentido de que o que podemos fazer juntos para tornar essa pesca ilegal de muitos países que usam nossas águas para cometer esses crimes”.
Manteve encontro com os dirigentes da petroleira norte-americana Exxon Mobil que tem as operações de prospecção e exploração de gás paralisadas em Cabo Delgado.
“Não se podia estar em Washigton sem termos algum encontro de trabalho com Exxon Mobile tivemos um jantar de trabalho precisamente para percebermos qual é a evolução e eles tirarem as dúvidas daquilo que é a evolução no terreno. O Problema deles não é sim ou não continuam em Moçambique, mas o problema é quando é que retomam e temos estado a trabalhar nesse sentido e eles avaliaram os sucessos com muita satisfação”.
Filipe Nyussi falou da participação de Moçambique na capital cubana da cimeira G77+China.
“Relativamente a Cuba nós tivemos para além da cimeira, tivemos também a reunião bilateral de trabalho de seguimento mais ou menos do que o presidente de Cuba fez aqui quando visitou e foi um momento breve para perceber o que está a acontecer e muitas áreas foram abordadas apesar de ser pouco tempo e desta vez deixamos como bandeira de cooperação o turismo “
Com participação na assembleia geral das nações unidas, Nyusi teve vários encontros e participou de discussões sobre mudanças climáticas, paz e segurança. O Presidente da República faz uma avaliação positiva dos trabalhos realizados.
“A visita foi produtiva conseguimos aquilo que nós queríamos a partir de Havana, Nova Iorque e Washigton DC onde os encontros foram muitos outros informais nos corredores, sabes onde estão chefes de Estado muito pode se fazer”.
Filipe Nyusi, manteve encontro com vários dirigentes políticos e personalidades mundiais, uma das quais o Secretário Geral das Nações Unidas que ficou informado dos avanços que pais assinala em vários capítulos de desenvolvimento.
Fonte:O país
0 Comentários