DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

OMS despede especialista em biossegurança por má conduta sexual


É o segundo especialista a ser demitido este ano por alegações de má conduta sexual que surgem na sequência de inquéritos internos levados a cabo pela Organização Mundial de Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) demitiu um especialista em biossegurança depois de um inquérito interno por má conduta sexual. No entanto, a defesa do trabalhador demitido a 6 de setembro, considerou a investigação uma campanha difamatória.

Os detalhes das acusações não foram revelados, avança a Reuters. Num e-mail enviado à agência de notícias, a porta-voz da OMS, Márcia Pole, disse apenas que o especialista foi “despedido da OMS após alegações de má conduta sexual contra ele”.

Não se conhece a identidade do especialista visado, uma vez que a lei suíça impede a identificação de pessoas acusadas de delitos, a menos que sejam muito conhecidas e haja uma necessidade real de o público conhecer os detalhes dos alegados atos.

A advogada do especialista disse à Reuters, esta quinta-feira, que o seu cliente já contestou as acusações de que está a ser alvo e que contestará também a demissão.

“Os processos contra o meu cliente foram ilegalmente baseados em alegações vagas e boatos, sem declarações factuais apoiadas em datas ou supostas palavras ou comportamentos que correspondam à definição legal de conduta imprópria”, referiu.

“Isto mostra o verdadeiro objetivo da campanha – difamar o meu cliente sem um acusador visível”, continuou.

Questionada pela Reuters, a porta-voz da OMS indicou que o funcionário foi despedido depois de uma investigação completa

Este não é o primeiro caso em que um funcionário da Organização Mundial de Saúde é demitido após acusações de má conduta sexual. Em abril deste ano, o médico Temo Waqanivalu, alto funcionário da OMS, foi demitido pelas mesmas razões. Em maio, soube-se também que Peter Ben Embarek, principal investigador da origem da Covid-19, tinha sido despedido no ano anterior por má conduta sexual.

⛲ Integrity 

Enviar um comentário

0 Comentários