Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
Arranca hoje, sábado, a 34a edição do Campeonato Africano das Nações, na Costa do Marfim, com a participação de 24 selecções apuradas. O jogo inaugural disputa-se a partir das 22h00 de Maputo, entre Costa do Marfim e Guiné-Bissau.
É a maior festa do futebol africano que junta os melhores jogadores de cada uma das 24 selecções qualificadas, e que vão disputar o troféu mais cobiçado do continente.
Esta é a 34a edição de uma prova que tem no Egipto o maior vencedor, com sete conquistas e actual vice-campeão continental, que parte na pole position, juntamente com Senegal, campeão em título, Costa do Marfim, Marrocos, Tunísia, Nigéria, para levantar o canecão.
Costa do Marfim, que foi escolhida em Setembro de 2014 para acolher esta prova, disputa a partida inaugural diante da Guiné-Bissau, uma das quatro selecções dos PALOP’s, a par de Moçambique, Angola e Cabo Verde. Um jogo marcado para esta noite, no Estádio Olímpico de Ebimpé, em Abidjan, sua capital, na presença de vários chefes de estado convidados para a cerimónia.
A Federação de Futebol da Costa do Marfim e a CAF escolheram 5 cidades-sede para esta competição e seis estádios principais: o Olímpico Alassane Ouattara e Félix Houphouët-Boigny, em Abidjan, o Charles Konan Banny, em Yamoussoukro, o Estádio da Paz, em Bouaké, Amadou Gon Coulibaly, em Korhogo, e o Estádio Laurent Pokou, em San Pedro.
Serão 52 jogos a serem jogados nesta prova que termina a 11 de Fevereiro, dia que será conhecido o campeão africano.
O CAN da Costa do Marfim terá um total de 32 árbitros, 33 assistentes, incluindo o moçambicano Arsénio Maringule, quatro árbitros assistentes de vídeo, o VAR, e seis instrutores técnicos e físicos. Dos árbitros, quatro deles são mulheres.
Esta é a segunda vez que Costa do Marfim acolhe a prova, depois de 1984. Das 33 edições anteriores, 21 países já conquistaram a prova, das quais Zâmbia e África do Sul, da região austral de África.
⛲: O país
0 Comentários