DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Moçambique vai receber apoio da Argélia na luta anti-terrorismo

 


Nesta imagem feita a partir de vídeo, um soldado moçambicano anda num veículo blindado no aeroporto de Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado, Moçambique Segunda-feira, 9 de Agosto de 2021

A Argélia prometeu apoiar Moçambique na sua luta contra o terrorismo na província de Cabo Delgado, no norte do país, informou segunda-feira a agência noticiosa moçambicana AIM.

Resumindo uma visita de trabalho de quatro dias à Argélia, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, fez o anúncio no domingo.

Disse que ambas as delegações falaram em formas de apetrechamento, trocas de informações”; acrescentando que será concluído um instrumento que orientará a cooperação em defesa e segurança”.

Enquanto avançam os trabalhos sobre o documento de orientação, acrescentou Nyusi, o governo argelino prometeu apoio imediato em equipamento individual para os membros das milícias locais que lutam contra os terroristas ao lado das forças armadas.

Os laços de Moçambique com a Argélia têm décadas. Os combatentes da guerra de independência de Moçambique receberam treino próprio na Argélia na década de 1960.

O anúncio do Presidente Felipe Nuyusi surge depois de o governo de Moçambique ter confirmado, em 27 de Fevereiro, que mais de 60 mil pessoas foram expulsas das suas casas por uma onda de ataques jihadistas recentes no agitado norte.

A província de Cabo Delgado, rica em hidrocarbonetos, enfrenta ataques há seis anos. Desde Julho de 2021, tropas do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral são destacadas para apoiar o exército moçambicano.

⛲ África News 

Enviar um comentário

0 Comentários