Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
O Ministério da Administração Estatal e Função Pública de Moçambique (MAEFP) anunciou que 95% dos 370 mil funcionários públicos já foram integrados na Tabela Salarial Única (TSU). Segundo Esménia Mualeia, directora nacional de gestão estratégica dos recursos humanos no MAEFP, o processo de enquadramento está numa fase avançada, com apenas 5% dos funcionários ainda por integrar.
Segundo informações da Rádio Moçambique (RM), falando durante uma entrevista ao órgão, Esménia Mualeia explicou que a situação dos 5% restantes é devida a casos específicos, como funcionários demitidos que estão a ser readmitidos, requerendo a regularização da sua situação. Também não foram incluídos funcionários que solicitaram licenças não limitadas e registadas, bem como alguns aposentados.
Em relação aos funcionários públicos deslocados devido ao terrorismo em Cabo Delgado, que afectou cerca de 1300 trabalhadores, a directora nacional afirmou que eles foram realocados para distritos seguros. “Em coordenação com as autoridades provinciais, esses funcionários têm sido acolhidos em zonas seguras e integrados nas instituições locais”, explicou.
Ao ser questionada sobre possíveis funcionários deslocados que não estejam a trabalhar, Esménia Mualeia garantiu que não há casos desse tipo.
Sobre a corrupção na função pública, a governante destacou que os casos têm diminuído significativamente. Esménia Mualeia atribuiu essa redução ao trabalho contínuo da procuradoria-geral da República (PGR), do Gabinete de Combate à Corrupção e da Inspecção de Administração Pública.
As celebrações do Dia da Função Pública estão agendadas para esta segunda-feira (24), incluindo a premiação dos funcionários que se destacaram em 2023.
⛲ INTEGRITY
0 Comentários