Manuel Luís Goucha presta homenagem emocionada a Francisco Pinto Balsemão ~ Grandes de Portugal

Cookie

Título do Artigo

Introdução do artigo...

Mais conteúdo... texto entre anúncios, naturalmente dividido.

Rodapé do site com links úteis, contacto, categorias, etc.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Manuel Luís Goucha presta homenagem emocionada a Francisco Pinto Balsemão

 


O falecimento de Francisco Pinto Balsemão, aos 88 anos, deixou o país em consternação e motivou inúmeras homenagens de personalidades do mundo político e mediático. Entre elas, destacou-se a sentida mensagem de Manuel Luís Goucha, que recorreu às redes sociais para prestar tributo àquele que descreveu como um símbolo da liberdade e da democracia em Portugal.


O apresentador da TVI recordou o fundador do Expresso e da SIC como “um dos grandes nomes da liberdade de imprensa e de opinião”, sublinhando o seu papel fundamental na história recente do país. “Um senador. Um homem maior. Já há poucos desta grandeza!”, escreveu Goucha no Instagram, emocionando os seus seguidores.


Um tributo à liberdade e à coragem


Reconhecido pelo seu respeito pela cultura e pela história de Portugal, Manuel Luís Goucha destacou o percurso de Balsemão desde os tempos da ala liberal da Assembleia Nacional, antes da Revolução de 25 de Abril, quando o então deputado lutava pela abertura política num regime marcado pela censura.


As palavras do apresentador ecoaram como um elogio ao legado de um homem que ajudou a moldar a imprensa livre e o pluralismo democrático. “Lutou pela liberdade antes mesmo de ela ser conquistada. Foi um dos que acreditou que Portugal podia ser diferente”, escreveu Goucha.


Reconhecimento nacional


A homenagem do comunicador junta-se às de várias figuras públicas — entre políticos, jornalistas e empresários — que têm sublinhado o impacto de Pinto Balsemão na comunicação social portuguesa. Fundador do semanário Expresso e da televisão SIC, o antigo primeiro-ministro deixou uma marca profunda na história dos media e da política nacional.


O adeus a um “senador da democracia”


Francisco Pinto Balsemão faleceu na segunda-feira, 20 de outubro, após uma doença prolongada. A sua morte encerra um capítulo marcante da vida pública portuguesa e deixa um vazio entre aqueles que o admiravam pelo seu sentido ético, pela visão de futuro e pelo compromisso com o país.


Discreto, culto e determinado, Balsemão foi lembrado por Goucha como um verdadeiro exemplo de integridade e liderança: “Um homem maior, de ideias firmes e coração generoso. O tempo não apagará o que construiu.”

0 Comments:

Enviar um comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();