Duarte Gomes parte a loiça toda: “Não era penálti! O árbitro do Benfica–Casa Pia errou ~ Grandes de Portugal

Cookie

Título do Artigo

Introdução do artigo...

Mais conteúdo... texto entre anúncios, naturalmente dividido.

Rodapé do site com links úteis, contacto, categorias, etc.

sábado, 15 de novembro de 2025

Duarte Gomes parte a loiça toda: “Não era penálti! O árbitro do Benfica–Casa Pia errou



 O diretor técnico nacional de arbitragem, Duarte Gomes, colocou um ponto final na polémica do momento. Em declarações ao Canal 11, o antigo árbitro analisou os lances mais controversos da última jornada da Liga Portugal — e não deixou dúvidas sobre o penálti assinalado contra o Benfica no empate frente ao Casa Pia (2-2).

Segundo Gomes, a decisão do árbitro de campo foi errada e o lance que envolveu António Silva não deveria ter sido punido.

“O lance não é penálti. O árbitro errou.”

Sem rodeios, Duarte Gomes explicou o que, no seu entendimento, aconteceu dentro da área encarnada aos 62 minutos:

“O lance, para nós, não é penálti. Há um erro do árbitro. Estamos novamente a falar de ressaltos. Ele recolhe o braço para não fazer penálti. A bola toca na anca e, a curtíssima distância, resvala no movimento de rotação. Isto é o padrão de não haver penálti.”

Para o dirigente, António Silva fez exatamente o que as regras exigem: não aumentou de forma deliberada a ocupação do espaço, não esticou o braço, nem tentou jogar a bola com a mão.

VAR não interveio… e fez bem

Apesar de discordar da decisão inicial, Duarte Gomes defendeu que o VAR atuou conforme as regras da UEFA, que regem também a Liga Portugal:

“As instruções são claras: só há intervenção do VAR quando existe um erro claro e óbvio. Aqui há subjetividade. Discordamos da decisão, mas não havia margem suficiente para o VAR intervir.”

Lembrou ainda que os árbitros portugueses estão a seguir rigorosamente as diretrizes internacionais:

“Pedimos apenas que respeitem a nossa análise. Vamos ver este tipo de lances sempre da mesma forma, com qualquer equipa.”

Polémica continua, mas posição da arbitragem é firme

A grande penalidade marcou o jogo e inflamou adeptos, mas Duarte Gomes reforçou que a equipa de arbitragem tem sido consistente na leitura deste tipo de lances — e que este caso, em particular, não cumpria os critérios para castigo máximo.

A posição do diretor técnico deverá acalmar parte da contestação… embora o debate em torno das decisões de arbitragem esteja longe de terminar.


0 Comments:

Enviar um comentário

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();