DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

A agência espacial da China divulgou um vídeo de seu rover Zhurong rodando pela superfície de Marte.



As fotos foram adquiridas por uma câmera sem fio que o robô havia colocado no solo.

O novo comunicado à mídia também inclui sequências do pouso de Zhurong em maio, mostrando a implantação de seu sistema de pára-quedas e o momento do toque no solo.

O robô de seis rodas está investigando uma região conhecida como Utopia Planitia.

A Agência Espacial Nacional da China (CNSA) diz que Zhurong dirigiu 236 milhões em 42 sóis de Marte (em 27 de junho). Um sol é um dia marciano. Ele dura um pouco mais do que um dia na Terra, 24 horas e 39 minutos.

Os filmes mais recentes foram retransmitidos de volta à Terra através do satélite Tianwen-1, que orbita o Planeta Vermelho.

"O orbitador e o rover de Marte estão em boas condições de funcionamento, reportando com segurança de Marte ao partido e à pátria mãe, e enviando bênçãos distantes no século da fundação do partido", disse um comunicado da CNSA à imprensa.

O primeiro de julho marcará o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista Chinês.

Esperava-se o lançamento de um vídeo, principalmente do pouso, ocorrido em 14 de maio. Algumas fotos prévias do sistema de pára-quedas da cápsula de entrada do rover foram entregues na semana passada.

Na versão cinematográfica, entretanto, vemos o envelope inflar na rarefeita atmosfera marciana. Também vemos Zhurong e sua plataforma de aterrissagem se afastando da "camada posterior" da cápsula; e, finalmente, uma câmera de olhar para baixo captura o momento da aterrissagem conforme o motor do foguete de freio da plataforma explode a superfície para limpar a poeira.

Existem três vídeos na superfície. A primeira, presumivelmente tirada logo após Zhurong colocar a câmera sem fio no chão, mostra o robô se afastando.

O segundo vídeo mostra Zhurong balançando suas rodas enquanto está sentado ao lado de sua plataforma de pouso. O CNSA havia lançado anteriormente uma imagem dessa cena.

E, finalmente, o terceiro vídeo detalha a rolagem do rover pela rampa que o tirou da plataforma de pouso para a superfície. O que é interessante sobre este filme é que também temos som. Podemos ouvir o sistema de locomoção do robô em ação.

A natureza da atmosfera de Marte significa que os ruídos não soam exatamente como na Terra. Eles parecem um tanto abafados.

Os cientistas esperam obter pelo menos 90 dias marcianos de serviço em Zhurong.

O robô se parece muito com os veículos Spirit e Opportunity da agência espacial americana (Nasa) dos anos 2000.

Ele pesa cerca de 240 kg. Um mastro alto carrega câmeras para tirar fotos e auxiliar a navegação; cinco instrumentos adicionais investigarão a mineralogia das rochas locais e a natureza geral do ambiente, incluindo o clima.

Como os atuais rovers americanos (Curiosity and Perseverance), Zhurong possui uma ferramenta a laser para acertar rochas e avaliar sua química. Ele também tem um radar para procurar por gelo subterrâneo - uma capacidade que compartilha com o Perseverance.


Enviar um comentário

0 Comentários