DESTAQUE

Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos

Disponíveis 90 milhões de euros para mitigar mudanças climáticas em Sofala

 


A primeira fase das obras de construção do muro de protecção costeira na cidade da Beira, orçadas em cerca de um milhão de euros, disponibilizados pelo Banco Alemão KFW, termina em finais de Março próximo e a Alemanha anunciou que já estão disponíveis cerca de 90 milhões de euros para a segunda fase, a arrancar ainda este ano. O mesmo valor será usado para outros projectos em Sofala, segundo anunciou Ronald Münch, embaixador da Alemanha em Moçambique, depois de efectuar uma visita de monitorização das obras, acompanhado pelo edil da Beira, Albano Carige.

O embaixador da Alemanha lembrou que as mudanças climáticas são um desafio comum, daí que são necessários esforços comuns para mitigá-las, no sentido de se evitarem perdas humanas e danos materiais.

“A cooperação Alemã orgulha-se de ser um parceiro estratégico do Governo de Moçambique e do Município da Beira na luta contra as mudanças climáticas. O projecto de construção do muro de protecção costeira na Beira faz parte deste esforço que visa, essencialmente, criar bases sólidas para resiliência climática”, afirmou Münch.

Parte dos 90 milhões de euros anunciados pelo embaixador da Alemanha serão usados no âmbito da mitigação das mudanças climáticas, na requalificação da zona do Goto, no bairro da Ponta-gêa.

O edil da Beira, Albano Carige, afirmou que decorrem, neste momento, consultorias e, de seguida, serão construídas duas estradas. “Uma ligará o bairro à Avenida Armando Tivane e outra à Avenida 24 de Julho. Construiremos valas de drenagem que irão contribuir para o rápido escoamento das águas e, no total, serão gastos cerca de 15 milhões de euros, dos 90 disponibilizados pela Alemanha.”

⛲: O país 



Enviar um comentário

0 Comentários