Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
A conjuntivite hemorrágica está a alastrar-se na província de Nampula. Já são mais de 2600 casos e há cinco distritos afectados. Nas comunidades há muitos doentes que não vão ao hospital.
O primeiro caso de conjuntivite hemorrágica foi notificado no dia 13 de Fevereiro e, rapidamente, o número evoluiu, estando neste momento com 2.612 casos cumulativos.
O número de pacientes que vão ao Hospital Central de Nampula está estacionário, mas os dados que são reportados ao nível da província mostram uma tendência de alastramento do surto.
Nos bairros suburbanos há muitas pessoas com a doença. Olho vermelho, secreção e inchaço nas pálpebras são os sinais mais visíveis. A conjuntivite hemorrágica não escolhe idade e é altamente contagiosa.
Até aqui fala-se de uma doença transmitida através de um vírus, por isso os métodos de transmissão são similares aos da COVID-19. Entretanto, o país ainda precisa saber mais sobre o vírus em causa.
Lavar as mãos com frequência, usar a máscara e evitar estar em aglomerados populacionais são medidas que podem ajudar a cortar a cadeia de transmissão. Para os que já tiveram a doença e trataram, o risco de reinfecção é menor, asseguram os oftalmologistas, mas advertem que é preciso evitar estar em contacto com pessoas que ainda tenham a doença.
⛲ O país
0 Comentários