Nyusi despede-se Hoje dos moçambicanos
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
É já, quarta-feira, 7 de Agosto de 2024, que Filipe Jacinto Nyusi irá discursar pela…
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, adiou uma viagem à China depois que um balão espião chinês foi descoberto voando pelos EUA.
Esperava-se que Blinken se encontrasse com seu homólogo chinês e, potencialmente, com o presidente Xi Jinping.
A visita teria acontecido em meio a tensões desgastantes entre os dois países.
A China disse que o balão é usado para pesquisa meteorológica e desviou de sua rota por causa do mau tempo.
Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China disse que "lamenta" o incidente e trabalhará com os EUA para resolver o problema.
Falando a repórteres na sexta-feira, um alto funcionário do Departamento de Estado disse que as condições não eram adequadas para Blinken visitar a China, mas que outra viagem seria planejada "na primeira oportunidade".
O funcionário acrescentou que Washington planeja manter "linhas de comunicação abertas" sobre o incidente, que foi descrito como "uma clara violação" da soberania dos EUA.
Embora o funcionário tenha dito que os EUA reconheceram a alegação da China sobre o propósito do balão, ele mantém a avaliação do Departamento de Defesa de que estava sendo usado para vigilância.
A visita de Blinken estava prevista para 5 e 6 de fevereiro.
Uma autoridade dos EUA citada pela Associated Press disse que a decisão de interromper abruptamente a viagem foi tomada por Blinken e pelo presidente Joe Biden.
Fonte:Bbc
0 Comentários